quinta-feira, 20 de setembro de 2012

As duas espadas


Não é necessário assobiar


Não é necessário assobiar
para estar só,
para viver às escuras.

Em plena multidão, em pleno céu,
recordamos a nós mesmos,
ao íntimo, ao nu,
ao único que sabe como crescem suas unhas,
que sabe como se faz seu silêncio
e suas pobres palavras.
Há Pedro para todos,
luzes, satisfatórias Berenices,
mas, dentro,
debaixo da idade e da roupa,
ainda não temos nome,
somos de outra maneira.
Não só por dormir os olhos se fecharam
mas para não ver o mesmo céu.
Nos cansamos de repente
e como se tangessem o sino
para entrar ao colégio,
regressamos à pétala escondida,
ao osso, à raiz semi-secreta
e ali, de repente, somos,
somos aquele puro e esquecido,
somos o verdadeiro
entre os quatro muros de nossa única pele,
entre as duas espadas de viver e morrer.

(Pablo Neruda - Memorial de Ilha Negra)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O gato malhado e a andorinha Sinhá




Para quem quer uma boa recomendação de literatura infantil ou para grandes crianças, leia o "O gato malhado e a andorinha Sinhá" de Jorge Amado. Sim. Jorge Amado.
Jorge Amado fez esse livro para seu filho, quando João Jorge fez 1 ano.
Uma história de um amor impossível entre um gato e uma andorinha! Ilustrações lindíssimas de Carybé, amigo do autor, que ao ver a história através de João ilustrou-a.
O livro foi inspirado num poema:

O mundo só vai prestar
para nele se viver
no dia em que a gente ver
um gato maltês casar
com uma alegre andorinha
saindo os dois a voar 
o noivo e sua noivinha
dom gato e dona andorinha.

Trova e filosofia de Estevão da Escuna, poeta popular estabelecido no Mercado das Sete Portas, na Bahia.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Birds...

Ah, lembrei de uma coisa.
Angry Bird Vader!
MUAHAHAHAHAHAHA


domingo, 9 de setembro de 2012

da Vinci, menino porreta!


Outro dia, me peguei pesquisando sobre Leonardo da Vinci devido aos seus inúmeros trabalhos e sua contribuição humana a diversos temas. E, achei um filme que fizeram sobre a vida dele. Sobre o que é lenda ou é verdade, isso eu já não sei. Mas, é bom pra conhecer sobre sua obra e que realmente ele começou muita coisa além de seu dom artístico magnífico.

A vida de Leornado da Vinci - Parte 1
A vida de Leonardo da Vinci - Parte 2

#ficadica

Hoje em dia as pessoas se comunicam por #ficadica

- não sou pessoa de meias palavras #ficadica
- pra bom entendedor meia palavra basta #ficadica
- va to n c! #ficadica

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Tempo mano velho


O tempo é como o vento, ele passa, a gente sente, mas não vê. Cada um no seu compasso, um dia todo mundo percebe que as coisas mudam em certos tempos, ritmos e pulsos. Há várias lições de carpe diem antes que o tempo passe, mas lá se vão mais cinco minutos de vida que já se foram e você nem desfrutou.
                O problema do tempo é justamente quão relativo pode ser, pois o que são cinco minutos de tranqüilidade comparados a cinco minutos de ansiedade? Cinco minutinhos de sede, cinco minutinhos de sono, cinco minutinhos de dor. Tem certas coisas que realmente eu gostaria que só se passassem em cinco minutinhos ou nem acontecessem... Assim como existem alguns segundos que valem a eternidade, um olhar ou um sorriso acontecem em apenas um segundo.
                É, tudo me faz crer que o tempo foi realmente inventado pelos homens, e analogamente a todas as outras criações há sua dualidade, nada é realmente criado para bem ou para o mal, até ser utilizado para alguns desses caminhos. Ou seja, o tempo também é um instrumento, uma ferramenta, basta determinar o que fazer com ele.
Então, vamos dançar conforme a música?

sábado, 14 de janeiro de 2012

Entre o real e o abstrato


Hoje, o querido Google me lembrou sobre uma frase “Um passo atrás para dar dois à frente”, me lembrava dela com alguém dizendo na época comunista, ditas nas aulas de história, e foi Lenin quem disse. Enfim, me lembrou outra aulinha de história, sobre duas correntes, o socialismo realizado de fato e o socialismo utópico. Bom, eu lembrei tudo isso pois tudo tem diferença quando se trata entre o real e o abstrato. Exemplificando: na física, existe um sistema ideal e um real, até Platão separava isso, o mundo das ideias.
Acho que é um defeito do ser humano, fazer existir o real e o ideal. É como a busca da felicidade, felicidade é o ideal, ninguém é feliz toda hora, também há uma divergência no conceito de ser feliz aí. Mas, são coisas tão complexas que não consigo expressar em poucas palavras, ou em apenas um pensamento, só acredito que o segredo para tudo isso dar certo é não idealizar tanto, planejar tudo de vez em quando é frustrante.
Também sei que é frustrante dar um passo para trás, quando se tem um desejo muito grande de seguir em frente. Mas, talvez seja necessário, até por uma questão de amadurecer as ideias. HAHAHAHA chocante, não?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O copo, o sal, o limão


É, ressaca... é como pouca resposta pra muito por quê. “Por que ontem você me deixou falando e não disse nada? Nem uma palavra de consolo?!”, aí vem a resposta, “Você não está vendo que eu estou de ressaca? Ontem eu não falei nada porque estava bêbado, e hoje, vou falar menos ainda.” A ressaca é a resposta para tantas loucuras que a gente faz quando não está realmente... são.  Por exemplo, por que você bebeu tanto e foi dormir pelado com uma toalha do lado? Eu não sei, mas a ressaca com certeza vai estar ali te acompanhando.
Mas, ela é o motivo para a gente dizer... “eu não vou mais beber”. Até o próximo dia em que estiver calor, e aquela cerveja gelada, trincando, sedutora como mulher em exposição de carro. O maior problema mesmo é a ressaca moral, deixa a gente lá no fundo do abismo sem vontade de levantar, e dessa daí eu não quero nem comentar.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Logo agora que eu parei


Às vezes, eu me pergunto várias coisas. Mas, nunca aparece uma resposta plausível, apenas algumas desprezíveis. Vocês já se perguntaram qual é o sentido da vida? É, bando de tonto tentando responder uma coisa que na verdade é muito simples, o sentido é não fazer sentido, assim como merdas acontecem, a vida também acontece. Falando em merda, acredito que a vida é mais formada de erros que acertos, os erros são tantos, e aí, quem sabe um dia o acerto acontece (Acerto de contas?! Hahaha).
 A vida é como um café, pode ser amargo ou apenas forte, ter um bom aroma ou ser torrado demais. Pode passar do ponto, também pode ter adição de açúcar ou adoçante, o doce é você quem decide. Mas, no final, ainda sobra a borra. E essa daí, meu amigo, serve para adubar também! Só não faça um café fraco demais.